30 de dezembro de 2011

Mapa Astral para Brasil em 2012

 
Ao mapa natal do Brasil foi atribuída a data de 7 de Setembro de 1822. Quanto à hora há várias versões. Eu creio na hora 16:58h, mais não seja porque define como ascendente para opaís o signo de Peixes, o que, na minha opinião, caracteriza muito bem tanto a espiritualidade do povo brasileiro bem como a sua paixão e criatividade musical, atributos do domínio pisciano.

Assim, o Brasil terá o Sol em Virgem e o Ascendente em Peixes.

Tal como Portugal, também o Brasil falarei apenas dos trânsitos dos planetas lentos, ou seja, os transpessoais. Deste modo, este ano de 2012 vai trazer algumas transformações para o Brasil.

Plutão é o senhor do poder e da transformação. Depois de, nos últimos anos ter passado em conjunção a Urano e a Neptuno natais, transformando os sonhos de liberdade e os mais elevados ideais do povo brasileiro, neste novo ano de 2012 Plutão irá fazer um trígono (aspecto benéfico) a Saturno natal, permitino ao Brasil transformar positivamente as suas estruturas e instituições sociais, eliminando de forma positiva o que já não serve mais. Assim, a transformação vai permitir eliminar o “velho” para dar lugar ao “novo”.
Essa é sempre a função de Plutão pois, mesmo nos trânsitos difíceis, este planeta nunca elimina o que faz falta mas apenas o que se tornou obsoleto ou supérfluo.

Neptuno é o senhor dos sonhos e dos ideais mas também das ilusões e consequentes desilusões. Neste ano vai passar conjunto ao ascendente, a mesmo tempo que faz um trígono ao Marte natal. Assim, este planeta vem propor ao povo brasileiro que purifique a sua imagem (ascendente) através de acções (Marte) correctas, iluminadas pela luz divina (Neptuno), ao mesmo tempo que lhe dá oportunidade para atingir ou reencaminhar-se(Marte) no caminho da concretização dos seus ideais (Neptuno).

Urano é o senhor das mudanças e da inovação/renovação. Neste ano de 2012, Urano vai terminar a quadratura (aspecto tenso) que fez a Urano e Neptuno natais. Este duplo aspecto trouxe mudanças ou imprevistos que provavelmente aceleraram uma necessidade de mudança e de liberdade, correndo o risco de mudar apenas pela ideia de mudança. No pior caso, poderá ter levado a acções extremas em que se acaba por eliminar o que faz falta, apenas para que algo mude (Urano). E por vezes o que faz falta são os sonhos e ideais (Neptuno) que continuam válidos mas que ainda não se conseguem atingir. No entanto, em 2012 Urano vai vazer um sextil (aspecto benéfico) a Júpiter natal o que vai trazer boa sorte e excelentes oportunidades de crescimento.

Saturno é o senhor do tempo. Para o final de 2012, Saturno em trânsito fará uma oposição ao Saturno natal.
É um período para “pagar a factura” dos últimos 14 anos ou para “receber os lucros” do trabalho efectuado desde então. Na realidade é uma época de reavaliação do trabalho que foi feito até aqui, sendo que o futuro a partir deste ponto será o produto desse mesmo trabalho.

Tal como um investimento, é altura de avaliá-lo e recolher os ganhos ou assumir a responsabilidade pelas perdas.


Texto de Pedro Louro
Actividade: Astrologia
Loja "A Folha De Louro", Rua da Madalena n.º80A, na baixa de Lisboa.