16 de dezembro de 2011

Fazer Incensos!


O incenso é usado por diversas religiões e crenças, há muitos muitos anos. Os antigos, extremamente cautelosos em relação ao preparo dos seus rituais e do ambiente em que realizavam estes rituais, escolhiam os incensos mais apropriados para aquilo que desejavam e esperavam alcançar. O uso dos incensos propagou-se pelo tempo, tornando-se um importante instrumento universal de meditação, purificação, protecção, acreditando que:
  1. Os incensos, uma vez utilizados de maneira correta, criam uma atmosfera no ambiente, de energia, equilíbrio e harmonia, que ajudam o ser humano a sintonizar mais facilmente com os planos superiores;
  2. Associam o homem à divindade, o finito ao infinito e possuem a incumbência de levar a prece para o céu. 
  3. O incenso está relacionado ao elemento ar e representam a percepção da consciência que, no ar, está presente em toda parte, e pelo fogo que o acciona queima as influencias negativas
Os Incensos são misturas de ervas, aromas e de componentes alquímicos que possuem a função básica de elevar espiritualmente, tanto o ambiente como o próprio ser, servindo como agente transportador das intenções humanas ao Astral.

Para usar correctamente o incenso, devemos tomar certos cuidados tais como:
  1. Acender o incenso sempre com uma intenção clara, podendo ser um puro agradecimento, prece, meditação ou o que mais tiver em mente;
  2. Nunca devemos apagar o incenso com sopros; 
  3. Tentar sempre escolher a fragrância ou mistura conciliando com o que buscamos. 
  4. Algumas crenças afirmam que o fumo é símbolo da transmutação da matéria em espírito, ou seja carvão com o aroma. Isso explica o porquê da necessidade de se ter uma intenção.
Podemos encontrar incensos nas formas de varetas, cones, espirais, pó, ervas, resinas e as fragrâncias são as mais variadas possíveis. Quanto as varetas devemos estar atentos, as mais grossas causam um fumo escuro que pode ser prejudicial a saúde.

Vamos fazer incensos

Incensos incandescentes fazem um grande sentido. É natural, não-tóxico, ar refrescante que serve como uma alternativa  aos aerossóis de hoje. E tem um  passado...

Incenso é basicamente uma mistura de ervas, madeiras e resinas que podem ser polvilhadas e então podem ser queimadas lentamente para a obtenção de um efeito fragrante. Culturas antigas acendiam-nos para cerimónias e adoração.

Há dois tipos de incenso, combustível e não-combustível. Incenso combustível entra em cone, bloco ou forma de vara, e são os mais comuns. Incensos não-combustíveis são queimados com um pedaço de carvão, muitas vezes num incensório. Vamos focar-nos no incenso combustível.

Coleccione os ingredientes


Pode achar a maioria dos ingredientes de incenso na sua cozinha ou jardim. Outros estão disponíveis em lojas de erva, drogarias, lojas de provisão religiosas, comida, banho,... São eles:
  • Madeiras
  • Resinas
  • Óleos Essenciais: Cedro, Pinho, Zimbro, Sândalo Benjoim, Mirra, Raiz de íris, Canela,Tomilho,...
  • salitre (há nas drogarias)
  • tabletes de carvão (disponíveis onde incensos são vendidos)
  • Goma Arábica
Uma vez que tiver isso tudo, moa cada artigo seco (menos o carvão), num pilão, até ficar em pó. Com as madeiras e algumas resinas será mais complicado, pelo que se recomenda o uso de um triturador eléctrico para estes artigos. Uma vez reduzidos a pó, mantenha tudo firmemente marcado e rotulado em sacolas plásticas ou vidros.

A goma arábica é usada para moldar a sua mistura em varetas, cones ou blocos.

Preparar a Goma

Coloque uma colher de sopa da goma em pó numa tigela média e encha oito conchas (de sopa) de água morna. Bata até a goma estar completamente dissolvida (isto levará alguns minutos), tirando qualquer espuma que desenvolver. Deixe a goma dissolvida absorver a água até ficar grossa. Cubra a tigela com um pano molhado e ponha de lado como estivesse a deixá-la crescer. O processo de levará umas duas horas pelo menos. Pode misturar mais goma ou pode molhar para ajustar consistência sempre que necessário.

A receita seguinte resultará  numa mistura básica de combustível de incenso. Se uma parte equivale a uma colher de sopa,  poderá criar aproximadamente 60-80 cones pequenos.

Material:
  • 6 partes de madeira pulverizada (cedro, pinho, etc.)
  • Duas partes de benjoim (raíz)
  • Algumas gotas de óleo essencial ou outro líquido como vinho, mel, etc.
  • Três a cinco partes de incenso não-combustível misturado
  • Numa tigela grande, misture todos os ingredientes juntos na ordem dada.                       
  • Pese a mistura combinada com uma balança de cozinha.                                            
  • Determine 10% do peso total, e adicione exatamente a quantidade de salitre. (se a mistura pesar dez gramas, adicione um grama de salitre.) Esta medida deve ser exata para que o incenso possa queimar corretamente. Misture completamente no salitre. 
  • Adicione a pasta, uma colher de chá de cada vez, até tomar consistência.   
Nota: Quando se cria o incenso combustível, a relação das madeiras pulverizadas deve ser de dois para um. A sua resina (benjoim, olíbano, mirra, colas, seivas, etc.) não se deve nunca compor mais que 1/3 da mistura final.

Molde à mistura na forma desejada: Cones e blocos são os mais fáceis de moldar. As varetas são muito mais difíceis, especialmente se não tiver uma prensa especial (que se vendem em lojas de arte). Tente os cones e blocos primeiro. Então, passe para as varetas.

Cones: Enrole a mistura de incenso em bolas pequenas, amoleça-os com as suas mãos em cones longos de 25mm. Organize-os na vertical numa folha de papel manteiga e coloque-os num lugar quente para secarem. Levarão de três a sete dias para secar. Durante este tempo, vire-os regularmente, assim eles secam uniformemente e não racham.
Blocos: Molde os incensos em forma de tiras longas aproximadamente 1/3 de uma polegada de altura e largura e corte as tiras em rectângulos longos de 1 polegada. Use o mesmo processo secante dos cones (porém os blocos podem ficar na horizontal).
Varetas: Adicione mais pasta à mistura até que esteja molhada, porém espessa. Se não tem uma prensa especial (altamente recomendada), bata levemente a massa no papel manteiga até que esteja bem fina; então posicione uma vareta por vez sobre a massa e enrole um pano fino ao redor da vareta (deixando algumas polegadas sem o pano) até que a camada seja duas vezes a espessura da vareta (não mais espesso). Aperte ou pressione a massa sobre a vareta para firmar. Coloque a parte sem pano nalgum local que permita que fique na vertical para secar.

 

Propriedades dos Odores

Abeto  -  Combate à fadiga.
Absinto -  Estimula a imaginação, criatividade e sensualidade. Favorece a clarividência, e também, para protecção e amor.
Acácia  -  Evita pesadelos e transmite um sono tranquilo. Bom para saúde e sucesso nos negócios.
Agreste  -  Estimulante e antidepressivo.
Água Fresca  -  Combate à dificuldade de concentração.
Alecrim  -  Planta sagrada usada na magia e na medicina das mais antigas tradições. Afasta a depressão, purifica o local em questão, eleva o nível de pensamentos, acalma as pessoas.
Alfazema  -  Eleva o astral, transmite tranquilidade, acalma a mente, evita stress e nervosismo, atrai a paz, é recomendado para pessoas sensíveis a odores e para crianças.
Algas  -  Combate tensão e ansiedade.
Almíscar  -  Aumenta a sorte o sucesso e a intuição, fornece confiança, inspira determinação e estimula para o amor.
Aloe Vera  -  Conhecida desde os tempos bíblicos pelas suas propriedades curativas que agem do nível do espírito para o corpo físico.
Âmbar  -  Elo de ligação à energia cósmica, produz atracção divina e espiritual. Bom para dar início a qualquer actividade e vencer a timidez. Protege dos maus espíritos e do mau olhado.
Amêndoas  -  Combate à insónia e os seus males.
Andiroba  -  Combate a preguiça.
Angélica  -  Aumenta a protecção.
Anis  -  Combate vertigens apreensão.
Anis Estrelado -  Atrai a boa sorte.
Aradhana  -  A essência do mais puro Jasmim que tranquiliza e induz ao relaxamento. Aradhana significa suprema devoção.
Arruda  -  Confere protecção espiritual e aumenta a segurança. elimina energias negativas e faz a sua purificação. Autodefesa, para inveja e mau olhado.
Artemísia  -  Faz aflorar a clarividência.
Bálsamo -  Indicado para harmonizar e acalmar ambientes carregados. Afasta negatividades. Combate à irritabilidade.
Baunilha  -  Combate depressão e atitudes impulsivas.
Benjoim  -  Aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos, expulsa os espíritos malignos. Usado também para protecção, sucesso, riquezas e felicidade. Purifica o ambiente, atraem energias positivas e combate as forças negativas.
Bergamota -   Relaxante
Calandula  -  Conforta o coração e o espírito. Pode ser usado em terapias no sentido mais amplo, pelas suas propriedades benéficas.
Camomila  -  Aroma leve e agradável com propriedades calmante e sedativa. Acalma o sistema nervoso.
Cananga  -  Possui propriedades afrodisíacas.
Canela  -  Anti-séptico, pode ser utilizado no quarto dos doentes. Traz bons fluídos financeiros, boa sorte, felicidade e alegria de viver, tranquiliza o ambiente. Exala um odor muito sensual.
Cânfora  -  Aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa. Produz limpeza astral, dissolve energias densas e alivia antigos ressentimentos.
Cardamono  -  Controla o comportamento explosivo.
Cedro  -  Usado como rejuvenescedor, acredita-se que proporcione longevidade. Foi usado no Egipto como componente para embalsamar. O seu aroma masculino está ligado a tradicional reputação de afrodisíaco. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas. Bom para concentração.
Cereja  -  Afrodisíaco.
Césamo  -  Combate insegurança, medo..
Cipreste  -  Aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna.
Citronela  -  Tranquilizante. Afasta os insectos.
Citrus  -  Combate nervosismo e depressão.
Coco  -  Traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões.
Copaíba  -  Estabiliza emoções fortes.
Cravo  -  Abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança. Indicado para energizar comércios e negócios. Bom para pessoas que exigem muito da voz.
Cravo e Canela  -  Bem estar físico e mental.
Erva Cidreira  -  Confere felicidade e sucesso; assim como promove o encontro de verdadeiro amor.
Erva Doce -   Eficaz no "olho gordo", também promove a harmonia e paz.
Especiarias -  Misturas de ervas aromáticas que ampliam a energia vital combatendo o desânimo e a depressão.
Eucalipto -  Renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local. Estimula e refresca a mente, aumenta a concentração. Provoca uma reavaliação de conceitos e valores. Auxilia em problemas respiratórios, antibióticos respiratório em geral.
Flor de Laranjeira -  Relaxante, proporciona um sono tranquilo. Estimulante da memória e da concentração, reduz ansiedade emocional.
Flor de Lótus  -  Atrai altas vibrações espirituais. Traz boa saúde, abundância de bens materiais, felicidade, vida longa.
Flor de Pitanga  -  Fortalece o emocional.
Flor do Campo  -  Combate desgosto e apatia. É óptimo para crianças.
Flor do Nepal  -  Combate à depressão e estimula a reflexão.
Funcho Doce -   Espanta crises existenciais e depressão.
Gengibre  -  Combate cansaço e fadiga. Gnomos e Duendes gostam deste aroma.
Gerânio -  Poderoso anti-stress, é um estimulante para casos de fadiga física ou desgaste mental. Aumenta a coragem, afugenta o medo, protege contra prejuízos e perigos. Excelente para benzer um novo lar e para fechar bons negócios.
Gita  -  Incenso de gerânio. Regenerador emocional. Aumenta a capacidade de superar obstáculos.
Herbal  -  Combate tensão e insegurança.
Hortelã  -  Anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica.
Hortelã Pimenta  -  Estimula a criatividade.
Jasmim  -  Sagrado na antiga Pérsia, acalma a mente, harmoniza emoções e induz ao optimismo. Usado para receber bênção, protecção e sorte. Ajuda a aumentar as energias espirituais. Bom para ser usado em preces, meditações, relaxamentos; emana amor espiritual. Aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente. Bom para pessoas sombrias e tímidas.
Lavanda  -  Elimina a depressão e confere um sono tranquilo. Próprio para meditações respiratórias. Relaxa, acalma e refresca a mente. Traz boa sorte e tranquilidade aos negócios e relacionamentos.
Lírio  -  Estimula a criatividade e a presença de espírito. Eleva os pensamentos e refina as emoções.
Maçã -  Dá disposição para o desempenho das tarefas diárias.
Maçã Verde -   Beneficia a saúde física, ajuda as pessoas enfermas e convalescentes. Poderoso auxiliar em todos os processos de cura física.
Madeira  -  Para obter glória individual e em empreendimentos.
Manjericão  -  Traz sorte, felicidade, prosperidade e protecção.
Maracujá  -  Estabiliza o emocional.
Mel  -  Indicado para suavizar momentos difíceis e adoçar relacionamentos. Atrai sucesso, brilho e reconhecimento.
Mel e Rosas  -  Uma exótica combinação que induz atmosfera de romantismo e sensualidade.
Melissa  -  Combate apreensão e insónia.
Menta -   Estimula a inteligência e facilita a assimilação de informações nova.
Mirra  -  Estimula a intuição. Eficaz para afastar o mal e quebrar encantos em rituais de magia. Popularmente usado para protecção energética, além de ser usado para limpezas espirituais, também afasta influências maléficas. Cria um bom ambiente para preces, meditações e trabalhos espirituais.
Morango  -  Para acalmar ambientes, refresca atmosfera tensa.
Musgo de Carvalho  -  É aconselhável para a cura, tanto emocional como material.
Narciso  -  Traz amor e afectividade.
Noz Moscada  -  Alegra o ambiente e atrai dinheiro, da maneira justa e merecida. Aumenta o grau de segurança emocional. Gera energia e disposição, melhora as condições materiais.
Orquídea  -  Indicado para purificar o ambiente de trabalho e, ajudar a encontrar soluções para problemas práticos.
Pêssego -   Para fazer novas amizades.
Pimenta da Jamaica -   Elimina zangas de dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte.
Pinho -   Atrai protecção e aumenta a fertilidade.
Rosa  -  Para despertar o amor.
Rosa Branca  -  Limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor. Traz uma nova consciência espiritual gerando desapego e tranquilidade em momentos de dificuldades.
Rosa Vermelha (Real Rose)  -  Eleva o ânimo e incentiva o amor pela vida. Espanta solidão.
Sálvia  -  Equilíbrio entre mente e corpo.
Sândalo (Sandal Wood)  -  Eleva o estado de consciência e cria uma atmosfera de bem estar. Sendo indicado para a meditação e paz de espírito. Ajuda na expansão da intuição. Bom para prática de viagem astral e meditação.
Sândalo Branco  -  Traz sucesso, protecção e aumenta o poder da meditação
Tomilho -  Restaura o equilíbrio emocional.
Violeta  -  Transmuta a negatividade de ambientes e pessoas, isto é, transforma o negativo em positivo, modifica a vibração. É indicado para equilibrar o emocional depois de choques e traumas. Ajuda a espantar as energias negativas. Poderoso para reverter casos de depressão ou mágoas profundas. Reaproxima pessoas.
Ylang-Ylang  -  Natural da Indonésia, cuja tradição é a "flor das flores", traz auto-estima e amor próprio, sendo poderoso afrodisíaco.
Zimbro -   Traz transcendência e renovação.

RITUAL PARA  PURIFICAÇÃO


1. Inicialmente ofereça os incensos à Divindade de Luz da sua devoção,
2. Acenda uma ou mais varetas de incenso e movimente-as em círculos da esquerda para a direita ao redor das pessoas, ambientes ou objectos que se queira purificar
3. Repita a seguinte oração enquanto movimenta os incensos:

"Que o Divino Ser que está presente em tudo, com a ajuda dos Deuses/Anjos/Santos/Protectores/Mestres, possa purificar o meu corpo e a minha mente, o meu lar, o meu trabalho e todos os seres do meu convívio. Atrair toda a ajuda do Universo para que   ................................. (mencionar seu objectivo e repetir este ritual quantas vezes achar necessário)
4. Finalizar o ritual com a seguinte invocação: "Se for para bem supremo, que assim seja! ".