19 de janeiro de 2012

As Runas


A sabedoria das runas foi deixada aos Vikings pelo deus nórdico Odin, para que os homens a ela recorressem, para se divinizar e para obter um sábio aconselhamento quando necessário. Odin submeteu-se a um supremo acto de auto sacrifício para obter o conhecimento secreto das runas: permaneceu suspenso, por nove dias e nove noites, pendurado pela lança, de cabeça para baixo no Yggdrasil, a "árvore do mundo", até se dar conta das pedras rúnicas no chão. Esticando-se com dificuldade conseguiu apanhá-las, sendo
então libertado pela magia destas pedras e, por iluminação, aprendeu os conhecimentos e poderes mágicos das runas.

Odin transmitiu à humanidade esse conhecimento obtido sobre as palavras mágicas e também de como registrar essas palavras através do alfabeto rúnico. Distribuiu as vinte e quatro runas entre três deuses: Hagal, Freya e Tyr. Estes três deuses deram às runas as suas energias. Freya, a energia de mãe, de esposa, de amante, e de irmã; Hagal, o conselheiro sábio, correto e energético; Tyr, o jovem guerreiro, corajoso e lutador. A vigésima quinta runa, que é branca, representa Odin.

A escrita rúnica é uma das mais antigas que se conhece, tendo mais de doze mil anos! Os antigos povos acreditavam que as runas possuíam poderes mágicos que poderiam defendê-los de diversos males e os xamãs antigos entalhavam as runas nas embarcações, nas casas, nos leitos dos enfermos, invocando a sua protecção, cura e ajuda.

O termo "Runas", em antigo norueguês ("Run"), significa "segredo", e em alemão antigo significa "sussurro". A ideia  resume-se no próprio termo: Runas são segredos sussurrados. Segundo os antigos mitos, segredos sussurrados pelos deuses para os homens que se abrem para ouvir.

Durante muitos séculos, os xamãs passavam aos seus iniciados o conhecimento das runas, preparando-os para que pudessem usar correctamente esta energia. Segundo os ensinamentos, cada runa está ligada à uma força determinada, havendo um poder específico em cada uma delas, por isso, devem ser usadas de forma correta para que os resultados sejam positivos e satisfatórios.

As runas são uma linguagem de magia que levam o ser à evolução interior, para o encontro de um bem maior e jamais poderão ser usadas como meio de comercialização ou charlatanismo, porque a sua linguagem traduz mensagens de divinação e não adivinhação.

Runas como Amuletos

Como já foi dito, as Runas podem ser usadas como amuletos e são muito poderosas! Para tal, basta, quando tivermos um problema, apanharmos uma pedra da rua, procurarmos o símbolo que mais se enquadra par a função do amuleto e desenha-mos o mesmo na pedra. Podemos deixar a pedra 1 dia ao Sol, 1 dia à Lua e consagrá-la como achar-mos melhor: pedindo aos Seres de Luz para a abençoarem, fazendo-lhe Reiki,... o que conta é  a intenção com a qual o fazemos.

Agora que tem o seu amuleto rúnico feito e consagrado, coloque-o no local onde achar que melhor se enquadra para a questão a resolver.

Runas como Oráculo

As Runas funcionam na mesma base da aleatoriedade utilizada no I Ching e no Tarot, ou seja, através de concentração, é possível ter respostas que já se encontram no seu inconsciente. Elas captam as energias da mente e mostram aspectos da nossa vida que ficaram reprimidos dentro de nós. O jogo expõe informações armazenadas de tal forma na nossa mente, que não conseguimos ter acesso com clareza. A análise rúnica traz para frente dos nossos olhos o conhecimento das oportunidades e potências mais profundas que escondemos.


Faça as suas runas


As runas podem ser feitas de pedras, favas, madeira ou couro. Contudo, o material mais indicado é o de madeira. Encontre um tronco, corte-o em rodelas e pirograve os símbolos. As runas irão ficar com a sua energia. Faça um saquinho de pano para guardá-las e para utilizar na ocasião que quiser.

Os métodos


Os métodos são vários, sendo os mais comuns o de 1 Runa e 3 Runas.

No caso de 1 Runa, chamado de "A Runa de Odin" , formule mentalmente a pergunta (se o consulente estiver presente, peça que ele a faça) , misture as runas no saco e retire uma, esta será a resposta à sua pergunta.

No caso de 3 Runas "O Comentário das Nornes", o processo é o mesmo, porém a primeira runa retirada significa a situação vivida no momento, a segunda runa a acção necessária e a terceira a nova situação.

Alem desses dois métodos, existem outros mais complexos: 5 Runas - "A Cruz de Thor" , 5 Runas - "A Batalha de Tyr ", 5 Runas - "O Esclarecimento de Odim", 5 Runas - "O Conselho do Mestre", 7 Runas - "As Sete de Baldur", 9 Runas "A Mandala de Frigg" , 11 Runas "O Portal de freyr", 12 Runas - "O Jogo do Relacionamento".

As runas e os seus significados


NOMES
SIGNIFICADOS
FEOH

"Gado"
Dinheiro, Nutrição, Fertilidade, Riqueza, Criação. É a runa dos bens móveis, dos investimentos, da nutrição. Em geral a tirada dessa runa é boa. Ela determina a prosperidade e também um recomeço.

INVERTIDA: Avareza, perdas e discórdia.

MENSAGEM: Aproveite o enriquecimento e viva o seu sucesso
UR

"Bisão" 
Teste de força, Novas responsabilidades, Maturidade. Esta runa fala da energia ativa da criação. É o impulso necessário para o início de novas atividades. Ela fala justamente de mudanças na vida de quem a retira num jogo

INVERTIDA: Pode significar uma força mal direcionada que traz fraqueza e doença.

MENSAGEM: Não tenha medo de enfrentar o novo, renove-se 
THORN

"Deus Thor"
Quebra de dificuldades, Defesa e Proteção, Atitude de alerta. Representa regeneração e fertilidade. Está associada à sexualidade. Significa o ritual de passagem para uma outra situação.

INVERTIDA: Significa perigo de traição, deslealdade e tédio.

MENSAGEM: As vezes a melhor ação é parar. Não reagir também é agir.
ANSUR

"Boca"
Conhecimento, Comunicação, Nutrição. Representa a consciência, inteligência e comunicação. É a runa do poder espiritual e da sugestão através da palavra.

INVERTIDA: Demagogia, manipulação, desilusão e imcompreensão.

MENSAGEM: Toda aprendizagem vale a pena, é tempo de meditar. 
RAD

"Roda"
Movimento, Mudança para melhor, A roda da Vida. Nela estão contidas as idéias de liberdade, de direção e de controle. Mostra que, até atingir o objetivo, o caminho a trilhar será árduo.

INVERTIDA: Crises, rigidez, irracionalidade, ineficiência, problemas em viagem.

MENSAGEM: Saiba aproveitar as mudanças, liberte-se de desejos e ilusões. 
KEN

"Tocha"
Abertura, Claridade, Criatividade. Esta runa está associada ao fogo criador. É a regeneração através do sacrifício e da morte. É a runa dos artistas, pois designa a capacidade de gerar e criar. É a runa das paixões, da sensualidade, indica boa saúde, habilidade e muitas vezes para a mulher, gravidez.

INVERTIDA: Significa doenças e pouca inspiração.

MENSAGEM: Os Caminhos Estão abertos, revigore-se com as novas energias.
GEOFU

"União"
Associações, Compromissos afetivos, Uniões com equilíbrio. É a runa indicadora da generosidade, do amor, do dom de dar e receber. Favorece as parcerias, uniões, casamentos. É a runa da harmonia.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: União sem anulação, associe-se, mas em harmonia.
WYNN

"Alegrias"
Vitórias e Júbilo, Racionalidade e Racionalismo, Não Passionalidade. Representa alegria, felicidade e a força de atração entre seres de mesma energia. Significa harmonia entre famílias, clãs e países. É a runa da energia aglutinadora.

INVERTIDA: Significa falta de prosperidade, inimizades.

MENSAGEM: É necessário calma para se atingir a vitória, deixe a felicidade invadir.
HAGALL

"Granizo"
nterrupções, Limitações Naturais, Forças superiores ou inferiores. É a runa da estrutura, da harmonia cósmica. Representa os fatos que estão fora do nosso controle, fatos que podem nos favorecer ou não. Ela fala também de quebras, rompimento, algo repentino

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: Precisamos aprender a conviver com as limitações naturais da vida, é tempo de rompimento, separação
NIED

"Necessidade"
Carências e Déficitis, Atrasos, Doenças. Acima de tudo esta runa recomenda paciência. A retirada dela num jogo demonstra que tudo virá a seu tempo, o que pode significar algumas dificuldades. Pode trazer perda de liberdade e restrições. Recomenda cuidado ao assumir dívidas. No amor é favorável

INVERTIDA: Não há

MENSAGEM: Atrasos podem ser providenciais. Aprenda com a adversidade. 
IS

"Gelo"
Congelamento, Adiamento,Preservação. Nos fala da preservação e da resistência a mudanças. Previne sobre um obstáculo que está logo à frente e pede cautela e revisão de planos. No amor e nos negócios é desfavorável.

INVERTIDA: Não há

MENSAGEM: É melhor deixar para um momento mais propício, é tempo de parar
JARA

"Colheita"
Justiça, Karma, Final de Ciclo. É o ciclo da natureza , significa boas colheitas, bons resultados. É uma runa muito benéfica, runa da esperança, que traz paz, plenitude e prosperidade.

INVERTIDA: Não há

MENSAGEM: Que o martelo de Thor, gire sobre as nossas cabeças, segundo as designações do grande deus Odin
YR

"Teixo"
Reflexão, Abnegação, Espiritualização, Ação. Representa a espinha que sustenta todo o corpo da iluminação espiritual. Pede força mental e flexibilidade.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: A reflexão deve ser o alicerce da ação, saiba aguardar o momento. 
PEORTH

"Revelação"
Revelações, Mistérios, Poderes Ocultos. Significa a revelação. Favorece investimentos e jogos. É a runa da sorte

INVERTIDA: Grandes perdas em jogos, mistérios e confusão.

MENSAGEM: As revelações serão agradáveis, é preciso ousar para encontrar. 
EOLH

"Alce"
Proteção e Defesa, Abnegação, Espiritualização. Significa a busca do homem e seu poder de atração. A retirada dessa runa num jogo indica que haverá ajuda divina.

INVERTIDA: Falta de proteção, perigo.

MENSAGEM: Ajoelhe-se e receba as bençãos, controle suas emoções. 
SIGEL

"Sol"
Vitória Incondicional, Derrota de todo mal, Integralidade. É a grande força diretriz da evolução individual. Runa de grande poder, fala da força vital colocada à nossa disposição. Com ela incorporamos novas energias.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: A Vitória é Incondicional. Receba a força vital. 
TYR

"Guerreiro"
Homem, Coragem para lutar, Bom desempenho Sexual. É a runa da justiça, da ordem e da vigilância ,e também, da morte e da fertilidade.

INVERTIDA: Significa injustiça, desequilíbrio e auto - sacrifício.

MENSAGEM: Coragem para prosseguir a luta, cultue a paciência. 
BEORC

"Gestação"
Fertilidade, Crescimento, Concretizações. Runa muito favorável às mulheres e resolução de problemas femininos. Promete crescimento nos negócios, assuntos familiares e relacionamentos.

INVERTIDA: Esterilização, estagnação.

MENSAGEM: Os Sonhos serão realizados, olhe para o seu interior. 
EOH

"Cavalo"
Mudanças rápidas, Notícias, Pequenas Viagens. É o símbolo da lealdade. Ela nos fala de mudanças, viagens, transformações e auxílio.

INVERTIDA: Desarmonia, conflitos.

MENSAGEM: O Cavalo de Odin, atravessa Qualquer obstáculo, é tempo de mudar.
MANN

"Humanidade"
Altruísmo, Ajuda desinteressada, Posturas imparciais. Significa a interdependência da humanidade como um todo. Ela define uma ajuda na resolução das dificuldades.

INVERTIDA: depressão, conflitos, cegueira.

MENSAGEM: O Homem como ser social, mantenha a modéstia. 
LAGU

"àgua"
Mulher, Aspectos Inconscientes, Intuição e vidência. Ela define um crescimento de nossas forças inconscientes.

INVERTIDA: Medo, impedimentos.

MENSAGEM: Como a água, Intuição é fonte de vida, libere a criatividade. 
ING

"Herói"
Pendências, fechamento de ciclo, términos e reinício. Essa runa prenuncia um novo acontecimento, novo começo, até mesmo um nascimento. Mas pode definir também uma certa aridez.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: Nenhuma ousadia é fatal, aproveite para recomeçar. 
OTHEL

"Velho"
Conservadorismo, Legados Materiais e Morais, Separação. Representa ganho de dinheiro através do esforço e do trabalho. Pode designar também algo que chega em consequência de uma separação.

INVERTIDA: Não se prenda a velhos condicionamentos e autoridades estabelecidos.

MENSAGEM: É preciso envelhecer com sabedoria, faça sem fazer. 
DAEG

"Dia"
Esperança, fim de dificuldades, Retorno da perfeição. Símbolo do crescimento em qualquer área da vida. Desígna também aumento de conhecimento e de prestígio no trabalho, além do aumento de dinheiro. Às vezes fala de mudança de opinião e de atitude.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: A escuridão está prestes a terminar. Esteja de olhos abertos para não perder uma chance.
WIRD

" O Nada "
Destino, Situação em aberto, sem comentários. Essa runa é chamada de "Runa Branca". É a runa da confiança total e do começo.

INVERTIDA: Não há.

MENSAGEM: Assim é, e assim será. 


O que as runas não fazem por nós: 
  • Não fornecem respostas milagrosas que vão resolver nossa vida. Elas fornecem, sim, respostas que podem lhe auxiliar a reflectir sobre a sua vida, para que se conheça melhor e tenha mais confiança a tomar decisões.
  • Não fornece respostas deterministas. As Runas não dizem o que vai acontecer, elas apontam tendências que podem ser mudadas por si através das suas escolhas e atitudes.
  • Não diz o que deve fazer. Ele ajuda a ver melhor as situações da sua vida, para que possa tomar decisões melhores e mais conscientes.