15 de dezembro de 2011

Meditação AUM: liberte as emoções


Esta é uma meditação activa muito poderosa que nos faz entrar em contato com diferentes emoções e expressar sentimentos que guardamos profundamente. Para ela, temos de trabalhar com outra pessoa, que será o nosso espelho.

Seguidamente, os 12 estágios desta meditação:

Primeiro estágio: Odeio-te
Este primeiro estágio é o momento de expressar toda a raiva que é reprimida no seu dia-a-dia. Feche os punhos e começa a gritar tudo o que precisar de dizer e que não diz, como por exemplo: "odeio-te"! Não à pessoa que se encontra à sua frente de forma directa, mas de forma metafórica. Mantenha sempre uma distância de 50cm do outro sem jamais tocar na outra pessoa ou tentar agredi-la. É o momento que você e o outro, conscientemente, permitem que cada um expresse a sua raiva, ódio, para limpar essa energia estagnada.

Segundo estágio: Amo-te

Neste estágio dirige-se para cada um dos outros participantes e, olhando nos olhos, diz "Amo-te" e troca um caloroso abraço.

Terceiro estágio: Segundo vento
Corra no lugar, com os braços levantados, solte sons, brinque com as outras pessoas e dance ao sabor do vento!

Quarto estágio: Kundalini
Feche os olhos e comece a abanar o seu corpo, como se fosse uma bola saltitona, mas sem tirar os pés do chão. Irá perceber que o seu corpo espontaneamente começa a vibrar.

Quinto estágio: Catarse

Individualmente, comece a berrar, chorar, rir ou bater em almofadas. É o momento para, individualmente, expressar a sua loucura, colocando as suas neuroses para fora.

Sexto estágio: Dança Livre 
Solte o seu corpo numa dança, deixando-o fluir trazendo novos movimentos.

Sétimo estágio: Choro
Agora, entre em contato com a sua tristeza e comece a expressá-la, desabafando toda a dor deixando as lágrimas aliviarem o seu coração.

Oitavo estágio: Riso
Depois de chorar, comece a rir, simplesmente rir com ou sem razão. Parece estranho, mas de repente ria sem parar trazendo uma grande descontração para o seu Ser.

Nono estágio: Dança dos Amantes
Comece a sentir a sua sensualidade e começa a expressá-la através da dança, percebendo o seu corpo fluir e readquirindo a sensibilidade e sensualidade.

Décimo estágio: AUM

Crie um abraço gigante a todos os outros participantes, entoam o som AUM.

Décimo-primeiro estágio: Silêncio
Sente-se imóvel de olhos fechados em total silêncio.

Décimo-segundo estágio: Namastê
É o encerramento, onde agradece ao outro pelos momentos vividos.Junte  as mãos e, olhando nos olhos do outro, diga NAMASTÊ, fazendo uma pequena flexão e, depois, abrace-se. Namastê é uma saudação, significa "O DIVINO EM MIM SAÚDA O DIVINO EM QUE ESTÁ EM TI".