Possível do Impossível


Natacha Moura


Olá! O meu nome é Natacha Moura, tenho 25 anos e de momento estou a terminar o Mestrado em Biologia Celular e Biotecnologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Sempre consegui conciliar o meu desenvolvimento espiritual com os estudos académicos e o ambiente científico, alias, esta tentativa de conjugação de dois mundos aparentemente opostos sempre foi um dos meus mais queridos objectivos de vida! Quando decidi seguir por um caminho ligado às ciências da vida, sempre foi minha intenção descobrir como é que a Vida tinha começado, se existe ou não alguma prova palpável da Criação Divina neste universo.

A vida acabou por me trazer também ao caminho de terapeuta, que faço com muito gosto e gratidão. Só quando iniciei este processo e que senti a comunhão total com o divino, como contam os místicos das várias religiões, servindo e ajudando os meus irmãos na Terra. A ascensão e a Nova Era devem ser levadas a todos, quanto mais gente estiver desperta para esta Luz mais fácil será a evolução de todos nós. 
Como terapeuta estou ligada ao Reiki, Cura com Cristais, Magnified Healing e leitura de cartas oráculos e tarot de luz, também tenho alguns cursos e sintonizações energéticas nas mesmas áreas. Felizmente estou a começar a conseguir conciliar a minha vida espiritual ligada ao paganismo e religiões da Terra com as novas terapias energéticas onde me iniciei mais recentemente.

Quando tinha 10 anos os meus avós levaram-me ao Santuário de Fátima para pagar uma promessa relacionada com a minha saúde na infância. Aí senti uma Energia completamente diferente de tudo o que conhecia, senti-me “em casa”. A partir desse momento tomei o Divino Feminino, na forma de Nossa Senhora de Fátima, como a minha imagem de “Deus”. Não tenho uma família católica tradicional, nunca frequentei a igreja ou catequese e por isso não tinha nenhuma ideia de como, ou o que era “deus”.
Mais tarde continuei o percurso no Divino Feminino, com as religiões neo-pagãs ligadas às Deusas, especialmente a Wicca, onde aprendi muitas coisas sobre magia, amuletos, talismãs, e tudo o que está relacionado com moldar a energia universal para manifestar os nossos desejos, sempre para o Bem de todos.
Mais tarde, com cerca de 21 anos e numa avalanche de problemas pessoais comecei a procurar auxilio noutras partes da espiritualidade, onde a Hay House (editora de livros sobre espiritualidade) tive uma grande influência. Comecei a procurar e investigar as técnicas de manifestação pessoal, meditação e mudança de consciência que nos chegam nesta nova era. Comecei também a entrar em contacto com os Seres Celestiais e Fadas, mais tarde também com os Mestres Ascensos.
Acredito que só quando o aluno está pronto é que o Mestre aparece, e em 2010-2011 fui finalmente iniciada em Reiki com a Mestre Joana Rita a quem agradeço esta nova etapa da minha vida.
Só depois desta última iniciação é que o meu trabalho como terapeuta começou, durante os mais de 10 anos anteriores em que mantive uma pratica espiritual sólida, estive sempre dedicada apenas ao meu desenvolvimento pessoal.

Sempre tive um poder de manifestação muito grande, a quem nunca dei muita importância porque era “normal”. Até te posso contar o segredo! Pensa no que queres uma vez, e não te preocupes mais com isso. Simples certo? Pois, às vezes não é! Outras vezes, é complicado porque isto funciona para coisas “boas” e “más”.

A intuição está intimamente ligada ao poder de manifestação. Sem a intuição e a nossa voz interior não conseguimos distinguir o que é melhor para nós nem qual a forma como o Universo a vai trazer para o nosso caminho. As coisas não nos caem ao colo (na maioria das vezes) por isso uma intuição apurada é fundamental. Desenvolver a intuição não é difícil, basta ouvir o nosso coração! Ele sabe todas as respostas e vai entrega-las facilmente. Mais uma vez, isto é uma “falsa facilidade” porque algumas pessoas não conseguem desligar o ego o tempo suficiente para ouvir o coração. Assim a meditação e o Reiki são técnicas valiosas para o desenvolvimento quer da intuição, quer do poder de manifestação.

A principal mudança que ocorreu quando comecei esta viagem, pensei que não fosse possível, foi a capacidade de perdoar e amar incondicionalmente, sabendo que os erros dos outros não são mais que ignorância e separação do Amor Divino que está em todos nós. A partir do momento que consegui perdoar sinceramente e libertar-me do peso dos sentimentos de injustiça consegui viver uma vida com muita paz e felicidade genuínas. No fundo, é isto que todos queremos, ser felizes.

Tenho um sentimento de gratidão imenso ao Dr. Wayne W. Dyer, escritor norte-americano que me passou, pelos seus livros, ensinamentos e programas de rádio, as lições de vida mais marcantes que alguma vez tive.
http://www.drwaynedyer.com/
http://www.hayhouse.com/

Outros ensinamentos muito importantes para mim foram os princípios do Reiki que tento aplicar a cada momento da minha vida:

Só por hoje, sou calma e tolerante
Só por hoje, confio na vida
Só por hoje, sou grata
Só por hoje, trabalho arduamente na meditação
Só por hoje, sou bondosa para todos os Seres.

Tenho principalmente dois canais de recepção de mensagens divinas, o primeiro é a clariaudiência e o segundo a clarividência. Isto não significa que consigo prever o futuro! Significa sim que recebo as minhas mensagens intuitivas por imagens e palavras. Apesar destes dois canais se complementarem actuam geralmente em alturas diferentes. Quando estou no meu dia-a-dia a intuição actua mais com palavras que são “sussurradas” ao meu ouvido ou colocadas como ideias na minha cabeça. Quando estou em meditação, recebo muitas imagens relacionadas com a situação em causa.

Tudo na vida requer treino e prática em algum nível, dependendo da pessoa e do tipo de trabalho. Lembro-me da minha iniciação de Reiki, onde me apareceu um grande livro quando estávamos a treinar a parte prática, eu não conseguia ler porque as letras estavam desfocadas! Nada se consegue sem um pouco de esforço e treino. Lembro-me também de saber algumas respostas intuitivas, mesmo em conversas comuns entre amigos, que geralmente justifico em tom de brincadeira com “ahh tenho um dedinho que adivinha”.

Uma história marcante?! Devia ter por volta de 14-15anos quando aconteceu. Foi um sonho muito intenso e vivido, daqueles que por momentos, depois de acordar, não conseguimos dizer se foi um sonho ou aconteceu mesmo! Um anjo apareceu e levou-me até ao Céu. Não era um anjo “comum”, como as imagens que temos. Estava vestido com peles mas tinha a luz branca característica dos anjos. Naquela altura eu nem acreditava em anjos, ou melhor, acreditava mas eles não faziam parte do meu caminho espiritual, logo não havia razão nenhuma para ter aquele sonho. O anjo mostrou-me o céu e disse que estavam em guerra e que a batalha tinha que ser ganha. Nada daquilo fazia sentido para mim, mas parecia tão real que quando acordei tinha a pulsação ao máximo e estava a transpirar imenso. Registei o sonho mas não pensei mais nele.

Depois da iniciação em Reiki e de trabalhar com os Seres Angélicos por algum tempo, resolvi em meditação pedir para que aquele anjo me explicasse o significado daquele sonho (passados 10anos estava tão vivo na minha memoria como no primeiro dia). O que me foi explicado é que aquele foi o momento em que decidi o meu caminho, já não estava “de férias” na Terra e eu, tal como muitos outros, estávamos a ser retirados da “reserva”, como soldados de luz.

Natacha Moura

Be the change you want to see in the world.” Mahatma Gandhi

Por mais insignificantes que nos sintamos, temos que começar por nós para podermos mudar o mundo, um bocadinho, uma pessoa, um pensamento de cada vez.
site: www.wonderlandstar.com
blog: http://wonderlandstar-gift.blogspot.com

Sofia Ferreira


“Estamos en la tierra para cumplir el principio universal de florecer, como semillas de luz con todas las potencialidades ya impresas en nuestro mundo interior.” ("El Legado Supremo de la Rueda de Sabiduria Maya", Nah Kin)

Dirigi durante 8 anos workshops de dança e teatro para crianças e tenho trabalhado com uma companhia de dança enquanto bailarina e co-criadora, ainda como contadora de histórias e marionetista, além de desenvolvido trabalho em pesquisa performativa. Tudo isto paralelamente ao meu trabalho com o movimento (Fasciaterapia) e com a energia das flores (Elixires Vibracionais YONAH).

Porque viver criativamente é talvez a necessidade mais espiritual que pode haver para qualquer ser humano que haja como tal, procuro desafiar-me a experimentar coisas novas e a sentir as diferentes possibilidades da vida. Considero-me em tudo o que faço mais uma “educadora”- aquela que faz as coisas saírem de dentro-, do que uma professora.

Neste momento eu e o meu companheiro João mudámo-nos para uma aldeia entre Ourém e Tomar onde temos ateliê para mostrar o nosso trabalho artesanal baseado na energia das fadas, em que usamos cristais, troncos e outros elementos naturais, criando formas que podem decorar espaços ou andar sempre connosco (http://dragonflyjp.blogspot.com). Construímos também um estúdio para aulas de dança e trabalho corporal e uma sala de terapias para consultas e cursos. A casa está aberta a retiros e residências artísticas e existe ainda uma horta (em construção), para auto-suficiência.

Aquilo que iniciou uma transformação profunda no sentido da descoberta de mim mesma foi quando fui viver para o México pela primeira vez em 2001 através de uma bolsa de investigação em História da Arte, área em que tinha acabado de me licenciar nessa altura. Aí se deu o meu despertar e o início do processo de recordar aquilo que realmente Sou. Essa estadia serviu-me antes demais para perceber aquilo que não queria- a arte “ compartimentada” dos académicos -, optando antes por procurar sentir a poesia de viver a cada instante. Crescera sempre com a noção da existência de outras dimensões e de que aquilo a que chamamos “realidade” é apenas uma ínfima parte da verdade, mas nessa altura essa noção ampliou-se profundamente.

O segundo lançamento nesse caminho foi, já em Portugal dois anos depois, o início do meu trabalho com a Fasciaterapia e o poder aceder à força de vida que todos temos dentro de nós e que se manifesta naquilo a que chamamos “movimento interno”.

O que me surpreende mais? O facto da maioria dos seres humanos viver tão longe da sua verdade interior e do seu real potencial, numa espécie de “loucura da normalidade”.
A importância de se ter sempre um olhar tão límpido quanto possível sobre nós, os outros e o mundo e que é necessário chegar às causas profundas que estão por detrás dos problemas físicos, alcançando não apenas auto-cura mas essencialmente auto-conhecimento.

Desenvolvi a minha intuição com o meu trabalho pessoal com os florais, que abriram a minha vida a coisas que não julgava possíveis. Eles são autênticas poções mágicas, porque a magia é acima de tudo um acto de transformação interior.


Ao tocar alguém numa sessão posso ver imagens, muitas vezes simbólicas, das zonas do corpo aonde existem bloqueios energéticos ou mesmo já afectadas fisicamente. Ouço se fizer as perguntas certas e sinto certezas que não sei de onde vêem, mas tudo isto apenas porque me conecto quando estou com um paciente: “energy flows where your attention goes”. Se eu não tivesse qualquer controlo sobre isso, se não pudesse escolher o momento para ser esse canal de informação seria demasiado cansativo e meus limites enquanto terapeuta ficariam pouco definidos.

Os sonhos são uma das fontes de informação que considero mais interessantes e sempre lhes dei o seu valor, mas quando um dia acordei com uma voz a dizer-me: “tens de fazer um floral de cogumelo para as crianças” coloquei-me várias dúvidas. Primeiro porque cientificamente os cogumelos são fungos e não flores; só mais tarde me dei conta que nas representações do deus azteca das flores (Xochipilli) existem também cogumelos e que no México eles são chamados “los niños”, talvez pela sua energia pura e límpida como a das crianças. Segundo, porque até aí eu utilizava o método solar de Bach para fazer os florais, o que não me parecia adequando neste caso por várias razões. Foi no entanto a partir daí que passei a trabalhar sempre com geodes para criar os florais com que trabalho, o que amplifica ainda mais a sua vibração e permite que a flor, e neste caso fungo, permaneçam intactos. Aquilo que sucedeu após as questões iniciais foi um suceder de sincronias que me levaram a criar uma essência vibracional de cogumelo que considero muito especial e a compreender o seu potencial no retirar dos véus da ilusão em que vivemos.

Quando visitei pela primeira vez a aldeia do caribe mexicano que considero agora a minha segunda casa, várias coincidências me levaram a ir parar a uma cerimónia de banho de vapor tradicional chamada temazcal. Era uma novidade para mim e tornava-se ainda mais mágico ser lua cheia e estar eu naquele paraíso em que tudo parecia ocorrer com tanta fluidez. Caminhei silenciosamente pela noite num caminho ladeado pela praia de um lado  e do manglar do outro, desde a minha cabana até ao local aonde ocorreria o ritual, tudo durante uns bons 45 m. Num ponto com formações rochosas a lua e o mar pareciam pedir-me que parasse e fechasse os olhos e aquilo que vi foi uma cerimónia de mulheres numa espécie de gruta com vários detalhes que muitos anos mais tarde vim a saber serem reais. Creio que foi das imagens que mais me marcaram pela força que emanavam e pelo sentimento de estar a chegar a casa, dentro e fora de mim!

All moving is from the mover. Every pull draws us to the Ocean. Let the beauty we love keep turning into action, transmuting to another another. Anything you grab hold of on the bank breaks with the river’s pressure. When you do things from your soul, the river itself moves through you.” 
(Rumi)


Sofia Ferreira

Diplomada em Psicopedagogia Perceptiva  e em Fasciaterapia e Somatologia. Tem passado vários meses por ano no Mexico onde, além de dar aulas e cursos, estudou no Instituto Holistico Maya (Quintana Roo), terapias tradicionais de várias culturas. Desenvolveu intuitivamente o seu contacto com as energias subtis das flores através dos seus estudos de Espagíria (Alquimia Vegetal) com José Medeiros.Tem desenvolvido trabalho dentro da àrea das artes performativas.

Contactos: 93 167 36 21/sofia.yonah@hotmail.com