20 de dezembro de 2011

Solstício do Verão de 2012 - Cerimónias para o novo Ano


No dia 22 de Dezembro, o Sol ingressa a 0º de Capricórnio dando inicio ao Verão no Hemisfério Sul e ao Inverno no Hemisfério Norte. De facto, o Sol ingressa no signo de Capricórnio, chegando ao máximo da sua inclinação Sul no dia 22 de Dezembro de 2011 marcando o Solstício de Verão para determinados povos.

"Sol-stício" significa Sol estacionado: o Sol parece estacionar por algum tempo no hemisfério trazendo todo o vigor e a energia do Verão. Os povos antigos, principalmente no hemisfério Norte, onde chegava o rigor do temido Inverno, costumavam marcar esta data com rituais destinados a pedir aos céus ajuda quase que paraa afastar o medo do que o longo inverno, eventualmente, traria.

O Natal era no início uma festa pagã e não de uma festa cristã como nós acostumamos crer. A Igreja Católica, para encontrar uma forma de incluir na liturgia desses rituais pagãos, determinou que esta data - 25 de Dezembro - marcaria o nascimento de Jesus. Este nascimento significava a esperança de renovação que uma nova vida sempre significa. Pelo facto do Natal acontecer num momento de intenso frio no hemisfério norte, os rituais eram acompanhados de fogueiras, danças, rituais xamânicos, comilanças e outros festejos. Tudo era feito para espantar a morte que a terra adormecida sob o manto da neve parecia indicar. A partir do momento em que a Igreja se apropriou desta festa, foi iniciada a ritualística do Presépio, refazendo nas casas aquela representação do momento do nascimento de Jesus que veio a mundo pobre, num lugar frio e inóspito, para renovar a esperança e alimentar a fé.

No hemisfério Sul eram usadas cerimónias diferentes, que usufruíam da energia solar que começa a inundar os países com todo o seu vigor. No Solstício de Verão comemora-se o dia mais longo do ano, e pode-se agradecer ao Criador por todas as bênçãos que essa energia proporciona. O Sol é vida, sem ele não poderíamos existir. O Sol tem relação com o nosso coração, nosso plexo solar, de onde emana o nosso sentimento de Amor Universal. Centro da Árvore da Vida, irradia a sua luz para todos os lados, indistintamente. É ali que reside a chamada Consciência Crística.

As festas natalinas enchem-nos de alegria e todos se sentem contagiados pelo espírito de fraternidade que reina no ar. Para aproveitarmos ao máximo este espírito canalizando positivamente as energias geradas colectivamente, podemos preparar-nos com algumas cerimónias:

A Cerimónia do Perdão, para perdoar a todos e deixar de lado mágoas e raivas passadas; e também perdoar a nós mesmos pelos erros que cometemos. É muito difícil perdoar nossos inimigos sem guardar mágoas nem rancor.

A Cerimónia do Amor, para compartilhar e espalhar o amor universal, pedindo a Paz Mundial. Podemos dar a mão, abraçar, e abraçar virtualmente todos os seres espalhados pelo mundo! Podemos pedir à Energia Criadora que afaste a fome, a miséria, a solidão e o medo do coração daqueles que sofrem!

A Cerimónia do Agradecimento, para agradecer por todos os bens preciosos que recebemos todos os dias, sejam eles materiais ou não e, sobretudo, pelo mais valioso de todos os dons: a própria VIDA.

A Cerimónia da Esperança, para abrirmos o nosso coração às bênçãos futuras que virão se mantivermos a Fé na Providência Divina.

Sugiro que cada um busque no seu coração a sintonia que mais necessita. Assim o Cosmo e, principalmente, o Astro-Rei inundar-nos-ás com os seus benéficos raios cósmicos neste momento tão especial.