29 de dezembro de 2011

Mapa Astral para Portugal em 2012

 
Nestes tempos de mudança, a vida propõe-nos novos caminhos, muitos deles desconhecidos. Pensamentos como: "O que vou fazer à minha vida...", "Como é que vai ser daqui para a frente..." ou mais simplesmente "E agora...?", abundam na mente da maioria de todos nós.

É nesta onda de mudança e de descoberta do que de novo a vida tem para nos oferecer que temos de evoluir, abraçando um nível espiritual mais elevado e partilhando-o como todos os que, tal como nós, acharem que a vida é muito mais do que pagar contas, cumprir horários e ver a telenovela. Não que isto seja mau...! O que digo é que a vida não é só isto.

E para poder continuar a pagar as contas (o que é necessário), a cumprir horários (o que é indispensável) e a ver a telenovela (seja por que razão for...!), há que descobrir qual o melhor caminho a seguir, o melhor modo de poder "continuar" sem dor, mágoa ou tristeza.

Quando a vida nos propõe mudanças, obviamente há sempre algo que muda e que nem sempre é o que esperávamos, gostaríamos ou mesmo o que queremos aceitar. Mas uma coisa é certa: algo tem de mudar!

Então, porque não aproveitarmos esta onda de mudança para nos mudarmos a nós próprios? Mudando o nosso modo de pensar, abdicando de velhos padrões de comportamento e de pensamento, abraçamos o que de novo e belo a vida tem para nos oferecer. Como dizem os mestres, não há espaços vazios no Universo.

Então, se queremos algo de novo na nossa vida, temos de abandonar o que está velho e já não tem utilidade para nós para que o ar novo da mudança entre e nos refresque e para que as dádivas que a vida tem para nós possam chegar a todos os níveis. Não há crescimento sem perda. Assim, tornemos a perda consciente para que nos abramos ao novo, ao futuro.

Através da astrologia, podemos conhecer-nos melhor, tomando consciência dos desafios que trazemos para esta vida de modo a podermos resolvê-los e então aproveitarmos os potenciais que também trazemos ao nosso dispor mas que, na maioria das vezes estão adormecidos.

As nações também têm um mapa natal, à semelhança de cada indivíduo.

Este mapa define o carácter do respectivo povo, bem como os desafios que esse povo vem aprender e os potenciais que vem desenvolver.

Ao mapa natal de Portugal foi atribuída a data de 8 de Março de 1143. A hora desconhece-se, mas estudos efectuados por diversos astrólogos (entre os quais Fernando Pessoa) ao longo dos tempos estipulou a hora ao meio-dia. Assim, Portugal terá o Sol em Peixes e o Ascendente em Caranguejo.

Em termo gerais, este ano de 2012 não será muito diferente de 2011, uma vez que estamos a atravessar um longo e duradouro processo de transformação, enquanto nação. É o efeito dos planetas lentos, os chamados “transpessoais”. Falarei apenas destes e da sua influência no mapa de Portugal.

Plutão é o senhor do poder e da transformação. Todos nós temos o poder de transformar. Mas passamos a vida a querer transformar o mundo à nossa volta para que se adapte a nós. O verdadeiro poder de Plutão está na auto-transformação e quando nos apercebemos disso, transformamos o nosso velho ego e, ao renascermos das cinzas, desfrutamos de um mundo muito melhor porque “nós” nos adaptámos a ele. É curioso que, desde que Plutão tocou no descendente do mapa de Portugal, o FMI entrou no nosso país e o "poder" está nas mãos de outros (influência do descendente que abre a casa VII num mapa natal, a casa “do outro”). Em oposição ao ascendente, Plutão não nos deixa outra alternativa senão transformarmo-nos a nós próprios enquanto povo, enquanto nação, para abraçarmos os novos tempos que a vida nos propõe.

Neptuno é o senhor dos sonhos e dos ideais mas também das ilusões e consequentes desilusões. No entanto, quando nos desilude é para aprendermos a purificar-nos e tomarmos consciência de quem realmente somos. Mas, para tal, este planeta pede-nos sempre um sacrifício. Neptuno em trânsito, está a fazer uma quadratura (aspecto tenso) a Urano natal, trazendo ainda a ilusão ao povo português de que é livre. A verdade é que se queremos liberdade, nem que seja das instituições financeiras, temos de passar pelo sacrifício actual para algum dia podermos concretizar os sonhos que, enquanto povo, almejamos.

Urano é o senhor das mudanças e da inovação/renovação. Neste momento está conjunto a Saturno natal pelo que podemos entender as mudanças que as estruturas nacionais estão a ser sujeitas, através da renovação das mesmas.

Ao mesmo tempo tem vindo a fazer um trígono (aspecto benéfico) ao Marte natal, o que dá motivação bem como capacidade de acção para que os portugueses se mexam e criem novos caminhos, novas tecnologias, que façam descobertas em diversas áreas que nos permitam, enquanto povo inventivo que somos, a seguir um futuro mais promissor, agora que estamos a ser forçados a abandonar velhos padrões de comportamento e de pensamento. Até porque Urano também fará em 2012 uma conjunção a Mercúrio natal, estimulando ideias para criar algo de novo para a nação.

Saturno é o senhor do tempo. Quando passa em trânsito, vem cobrar a factura de tudo o que fizémos até então. Vem abanar as estruturas para ver se foram bem edificadas... ou não! E o que não está bem estruturado, acaba por ruir.
Escusado será dizer que a situação nacional se agravou definitivamente quando Saturno em trânsito passou oposto a Saturno natal durante o ano de 2010, vindo pedir a reestruturação dessas mesmas estruturas e instituições, eliminando o que estava frágil e já tinha perdido a sua utilidade (ou pelo menos o modo como estavam a ser utilizadas!). Em termos globais, no final de 2012, Saturno em trânsito vai entrar no signo de Escorpião fazendo um aspecto favorável a Plutão em trânsito pelo signo de Capricórnio. Este aspecto (um sextil) vai trazer alguma estabilidade (Saturno) a todas estas transformações (Plutão) nas estruturas sociais (Capricórnio) pelas quais o mundo está a atravessar. Do mesmo modo, Saturno vai fazer um trígono (aspecto positivo) ao ascendente no mapa de Portugal, trazendo oportunidades de novos começos através de uma auto-disciplina que o povo português terá de assumir, pois mesmo os bons trânsitos de Saturno nunca vêm de graça sendo que é sempre necessário um esforço para disfrutar as suas ofertas.

Em termos individuais, não me atrevo a falar pois considero previsões generalistas para os signos solares um pouco vãs. Isto porque cada um de nós contém no seu mapa natal uma identidade muito própria que vai sofrer a influência dos planetas em trânsito de um modo muito pessoal. Ou seja, de que adianta dizer que os nascidos no início do signo de Carneiro podem esperar grandes mudanças a nível pessoal, pois Urano estará a fazer uma conjunção ao seu Sol natal, se o mesmo Urano poderá estar a fazer a uns uma quadratura a Saturno enquanto que a outros poderá estar a fazer um trígono ou um sextil?

A única coisa que posso aconselhar a cada indivíduo é o seguinte: nestes tempos difíceis que por agora vivemos, valorizemos o que nos é essencial e, se acharmos pouco, então usemos a nossa imaginação para vermos o belo pois ele existe exclusivamente nos olhos de quem o vê. E para tal, basta querer...


Texto de Pedro Louro
Actividade: Astrologia
Loja "A Folha De Louro", Rua da Madalena n.º80A, na baixa de Lisboa.