9 de novembro de 2011

Xamanismo - Cura pelo Som


Já diz o ditado: “Quem canta seus males espanta

O Xamanismo é uma forma de vida muito antiga, que tem como objectivo o reencontro do Homem com a Natureza em todas as suas formas e toda a sua essência e o seu próprio mundo interior. A sua origem é um conjunto de ensinamentos milenares que vêm de tribos indígenas de todo o mundo.

O que se pretende é a compreensão do nosso ser como um Todo e o reencontro ou o reconhecimento da nossa essência verdadeira com a finalidade de atingir o equilíbrio de que precisamos para viver em Amor, Felicidade e em Paz.

O Xamanismo tem como objectivo base

     Reconexão com a sabedoria interior
     Conexão com a multidimensionalidade do Ser Humano
     Reconhecimento do Poder Pessoal
     Conexão com seres espirituais
     Limpeza dos Corpos físicos e subtis
     Limpeza de espaços
     Harmonização do Ser
     Conscencialização entre o nosso ser espiritual e a natureza do planeta
     Curas emocionais e prevenção de doenças físicas

O conceito básico e, quanto a mim sagrado desta corrente, é que “Ninguém cura o outro. A cura está dentro de cada um de nós.” Este não é apenas um conceito, mas uma verdade única e preciosa.

O Poder do Som

Os cânticos fazem parte de toda a história das religiões. Os cantos zens Budistas, Cantos Gregorianos, Salmos, Pontos de Umbanda e Candomblé, canções Evangélicas, etc. Segundo muitas tradições, os sons e a música possuem um profundo efeito psicofísico.

No caso específico do Xamanismo, as canções de poder acompanham as cerimónias para evocar espíritos guardiãos, espíritos de cura, para intensificar a energia, para alterar a consciência, permitir que a mente esteja livre de pensamentos indesejáveis ou para proporcionar visões.

Um som não é apenas um fenómeno acústico, pois ele influencia não só o órgão da audição, mas produz também outras manifestações físicas. A física conhece perfeitamente o efeito da ressonância que se pode manifestar em tudo, porque a estrutura da natureza é essencialmente vibratória.

Sabe-se, dentro do estudo da Física acústica, que um som produzido numa certa vibração cria uma onda que pode ser causadora de uma acção. Contudo, o que nos interessa aqui focar é a metafisica dos Sons e a sua interferência na mente humana, corpo fisico e no espírito.

Sabemos que os sons telúricos, obtidos por instrumentos de percussão podem trazer benefícios ao organismo vivo. No tratamento das doenças, sem sombra de dúvidas, o poder dos sons muitas vezes é mais eficiente do que o próprio poder das drogas químicas. Se os sons são pouco utilizados no tratamento das pessoas isto decorre do conhecimento ter sido parcialmente perdido há muitos séculos.

Acredita-se que os sons ricos em harmónicos ou hipertons carregam o córtex do cérebro e estimulam a saúde e o bem estar. Os harmónicos são os sons dentro de todos os sons, responsáveis pela cor ou o "timbre" do tom de um instrumento e das nossas vozes. O uso dos harmónicos como sons sagrados pode ser encontrado nas tradições xamânicas e místicas, particularmente no budismo tibetano e cantos mongóis e siberianos. Temos o exemplo dos "Oooooommm", "Aaaaameen" ou ainda “Aaaaallaaah” que representam estes resquisitos. Através deste formulário de entoação ocorre uma extraordinária ressonância no corpo físico e no cérebro.

Escutar as canções de monges tibetanos pode ser uma experiência transcendente. Os monges utilizam uma frequência fundamental, profunda, parecem quase inumanos, são como um rosnar de um animal selvagem. Pode ser acoplada com este tom uma voz muito mais elevada que soa como a um anjo cantando na harmonia.

Quando o cantor destes sons focaliza uma intenção de se fundir com o som sagrado, os resultados são extraordinários.

Os Xamãs cantavam para as árvores e para os animais para acalmá-los e também para remover o seu medo. Quando uma pessoa está emocionalmente stressada ou deprimida, os sons podem ajudá-la a curar-se. Ao ouvirem determinados sons, as suas células acalmar-se-hão e quando elas estiverem calmas e relaxadas, elas produzirão a substância de cura chamada serotonina que, se “esgotada”, traz a depressão, a ansiedade, etc…

Os xamãs cantavam para ajudar a curar doenças emocionais, fisicas e até ossos partidos. Usavam o canto também para quando alguem estava preparado para morrer, pois os tons ultrapassam a mente e vão directamente à mente superior que é sempre sublime e tranquila.

A doença é uma desarmonia vibracional dentro do corpo. A ressonância dos harmónicos vocais pode restaurar a harmonia no corpo e curar os seus males. Do ponto de vista fisiológico, os harmónicos vocais criam mudanças no batimento cardíaco, na respiração e nas ondas cerebrais da pessoa que os entoa (assim como de quem os ouve), alterando a consciência e fazendo com que o Xamã atinja um estágio no qual se torna receptivo a viagens espirituais. Certas partes do cérebro ressoam e são activadas por estes sons, liberando certas hormonas e activando processos neuro-químicos que propiciam estados alterados de consciência. Estes sons ou cânticos podem também expandir a nossa consciência mundana, trazer ensinamentos ocultos, acalmar, relaxar, etc.