14 de novembro de 2011

Só por Hoje: Viver no Presente (Kyo dake wa)

O tempo, como o compreendemos, não existe. Tudo o que aconteceu está a acontecer: não há um antes, nem um depois, apenas um agora. Tudo existe neste mesmo momento e acontece de uma vez. Não há outro tempo para além do agora: o aqui e o agora é tudo o que existe.

O passado foi importante para que chegássemos até aqui, para que nos tornássemos quem somos. Cada pessoa que passou pela nossa vida, assim como as experiências que a vida nos trouxe, são importantes para o nosso crescimento. Porem, voltar ao passado é um gasto desnecessário de energia. O que fazemos hoje está relacionado com o que acontecerá amanhã. Podemos influenciar o futuro pelo modo como lidamos com o que está a acontecer agora.

Há pessoas que, em vez de viverem intensamente o momento presente, prendem-se ao passado ou projectam-se no futuro. A lembrança do passado rouba-nos metade do presente e a preocupação do futuro a outra metade. A lembrança das injurias dura mais do que a dos benefícios.

Um dos aspectos mais perturbadores do ser humano é a ansiedade, que é uma excessiva preocupação em relação ao futuro. A maioria das pessoas preocupa-se tanto com o futuro que não desfruta o presente. Quando focamos a nossa atenção no amanhã, desligamo-nos do momento presente, entrando em estado de ansiedade e preocupação. Não devemos deixar passar a vida entre os dedos. Devemos deixar o passado no passado, sem reclamar por ele, consciencializando-nos dos erros e aprendendo com eles.

Só temos sucesso na vida quando perdoamos os erros e as decepções do passado. O Reiki é amor. O amor, e não o tempo, cura todas as feridas. Perdoar é um acto de amor e sempre foi uma boa escolha. Contudo, não basta perdoar, é necessário esquecer.

A melhor maneira de nos programarmos para o futuro é a de concentrarmos toda a nossa imaginação e entusiasmo na execução perfeito do trabalho de hoje. O bem que fizemos hoje, será a nossa alegria de amanhã. Cuide do presente, do hoje, para ter um amanhã melhor. Seja uma pessoa que procura o aperfeiçoamento diário. Se vivermos um dia de cada vez, viveremos melhor todos os dias da nossa vida. Os Princípios do Reiki ensinam-nos a viver plenamente cada um dos momentos de todos os dias.