13 de novembro de 2011

A Visão Holística do Corpo Humano


 A partir das teorias de Albert Einstein houve uma evolução e nasce uma visão moderna no Ocidente: o conceito de holístico

Holístico é uma palavra que deriva do grego holos, que significa todo. A visão holística desmonta a teoria mecanicista newtoniana que apresentava o Universo comporto por átomos e enunciava cada fenómeno como resultado de um processo de causa/efeito, além de considerar que todas as reacções físicas têm na sua base uma só causa física.

Com a sua teoria da relatividade e com a equação E=mxC2, onde “E” é energia, “m” é a massa física e “C” a velocidade da luz, Einstein demonstrou que a massa e a energia são uma única realidade que se apresenta sob formas diferentes, contestando a visão newtoniana. Desta forma os nossos corpos deixaram de poderem ser comparados a uma estrutura mecânica que se monta e desmonta, passando a serem vistos como uma estrutura que se compõem por uma parte energética, espiritual e física que se mantêm unida graças a uma série de fenómenos que se encontram relacionados entre si e com o Universo em movimento. Enquanto que somos um grão de areia no Universo, este não existiria sem a nossa presença, pois somos uma das partes que forma o Todo. Esta é a visão holística.