21 de janeiro de 2012

Exercício das Três Dádivas


Encontrar e reconhecer as dádivas ou oportunidades de crescimento nas nossas lutas, é importante. Em vez de nos sentirmos fragilizados pelas circunstâncias do nosso passado, devemos tentar transformá-las numa fonte de força e sabedoria.

Vamos, então, fazer um pequeno exercício onde deverá responder às seguintes questões:

  1. Qual era, exactamente a minha situação? (quando se deu o problema)
  2. Foi uma criação minha, ou algo completamente fora do meu controlo?
  3. Estava, intuitivamente ou conscientemente à espera que isto acontecesse, ou foi uma surpresa?
  4. Como me estava a sentir antes desta mudança?
  5. Como me sinto agora?
  6. Esta situação serviu para despertar o quê na minha vida?
Agora faça-se perguntas mais complexas:
  1. O que é que esta experiência me ensinou e como me ajudou a crescer?
  2. Como me ajudou a ser quem sou hoje?