19 de setembro de 2011

Equinócio do Outono

 
Eis que chegamos ao Equinócio de Outono, no hemisfério Norte, também conhecido como Mabon ou como Lar da Colheita ou Festival da Segunda Colheita.Neste período o dia e a noite estão em equilíbrio! A partir daqui o Sol vai-se aproximando do seu ponto mais baixo, tornando a noite mais comprida.

Esse sabbat, que ocorre entre o Primeiro festival da colheita (Lughnasadh) e o Ano novo pagão (Samhain), marca o início do outono, dia santo pagão de descanso da colheita e comemoração, uma época de agradecimento aos Deuses e à Mãe Natureza por tudo o que foi colhido e caçado e por nos dar o seu corpo para habitarmos, vivermos e nele aprender as lições da iluminação.

Agora, a Natureza convida-nos a interiorizar gradualmente, a desacelerar o ritmo, a preparar-mo-nos para o retiro Invernal.

Celebremos todas as bênçãos que temos, todas as nossas colheitas pessoais e agradeçamos todas as conquistas do último ano. Peçamos e reconheçamos por todos aqueles que amamos, e por todos os que estão doentes ou idosos. Agora é tempo de dar graças pelo que temos - por TUDO o que temos. Para recuperar a ligação à Alma, recuperemos a ligação à natureza, que nos espelha e nos forma. Agradecer aos que nos ensinaram, inspiraram e apoiaram; aos que nos geraram, aos que foram testemunhas mais antigas da nossa vida e aos que passaram brevemente.

Este é também um momento para desenvolvermos a nossa consciência ecológica e sermos activistas em prol da Mãe Terra. Dar graças dentro de nós, trazer uma espiga de cereal para nossa casa e recordar que o seu doirado representa a luz e o amor da Mãe Natureza, sempre amante da sua criação. Nesta estação, agradeçamos o Amor da Vida sob a forma de oportunidades, bênçãos, soluções, comunhão e esperança. Mas também é importante agradecer os desafios, as dificuldades que nos forjaram no fogo da verdade Maior, e que conceberam novos começos, consciência e formas de encarar a vida. Celebremos agora, o que temos e guardemos esse doirado-Luz bem perto do coração.