6 de outubro de 2011

Meditação para vencer o medo

Os sábios dizem que dentro de nós existe o centro do medo e que todos nós estamos sujeitos ao medo. Desde o nosso nascimento que somos empurrados para o mundo e sentimos medo das pessoas, do barulho, do desconhecido. Existem medos normais e razoáveis que até nos protegem como, e existem os medos que nos aprisionam. Esses são criados pela nossa mente negativa, pelas emoções instáveis e conflituosas, pelos sentimentos de culpa, raiva, dúvidas, ansiedade e apegos.

É importante o autoconhecimento, para nos apercebermos do medo que se oculta dentro de nós. Para vencê-lo, é necessário examinar nosso interior, localizar os disfarces que o medo assume em nós.

Por causa do medo, uma pessoa escolhe ficar limitada, priva-se de alegrias, mente e comete erros. O medo a paralisa e a impede de desenvolver as potencialidades que temos, e o fugir do medo gera pânico. O medo cria uma prisão interna e tira-nos a paz, a saúde e alegria de viver.

Porém existe uma alternativa para todo este sofrimento e caos interior. Assim como existe um centro do medo dentro de nós, existe também o centro do amor. Ao descobrir este centro do amor interior, começamos a superar o medo. A meditação diária é uma prática de purificação muito importante para nos libertar do medo. Ela remove as marcas do medo que nos limita e faz-nos deslizar para o nosso espaço interior.

Vamos experimentar? 


1.       Sente-se confortavelmente ou relaxe deitado.
2.       Feche os olhos, respire tranquilamente e com um leve sorriso relaxe os músculos do seu rosto, depois do seu corpo.
3.       Permaneça nesse estado por alguns instantes, respirando bem tranquilamente e cultive o sentimento de confiança. Sinta-se calmo e seguro. Sinta a força que surge em seu interior quando decide deixar o sofrimento causado pelos seus medos imaginários.
4.       Conecte-se com o seu Guia e com os Mestres.
5.       Imagine um lugar onde se sinta em paz e contente (uma praia, um lago, uma montanha, uma floresta, um recanto qualquer).
6.       Repita: 

Eu sou um ser de paz. Para alcançar paz total estou a desenvolver mais coragem e contentamento no dia-a-dia.
Estou contente, pois consigo estabelecer objectivos alcançáveis para cada dia da minha vida, com a intenção de viver um dia de cada vez com alegria e contentamento.
Aprecio o caminho que estou a fazer ao invés de ansiar que ele chegue ao fim. Sou bem-sucedido e respeitado por mim mesmo. Quando olho para trás, vejo a distância percorrida e me sinto mais sábio, mais experiente e maduro no caminho do autoconhecimento e do autocontrole. Não lamento pelas minhas acções do passado.
Gosto de estar onde estou. Aquilo de que tinha medo, não tem mais poder sobre mim. Entendi que como cada um tem seu próprio destino e eu tenho o meu. Cada sucesso torna-me mais corajoso, confiante e satisfeito.

7.       Deixe-se ficar no local para onde escolheu ir e sinta-se feliz e confiante.
8.       Regresse ao seu corpo e ao local onde está, aos poucos.